Serviço de coleta de sangue volta a funcionar após interdição em Friburgo


A Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual desinterditou parcialmente o Hemocentro de Nova Friburgo, nesta quinta-feira (13). Segundo o órgão, os serviços desinterditados foram a área de coleta e de terapia transfusional. O serviço de processamento do sangue continua interditado e, de acorodo com a prefeitura, o procedimento será feito em Teresópolis até a inauguração do novo prédio, em construção desde 2005.
Segundo Luiz Fernando Azevedo, secretário de Saúde do município, foram atendidas cerca de 37 exigências em cinco dias, demandas acumuladas ao longo de 15 anos. “As pessoas podem doar sangue. Já está liberado. Só essa questão do processamento está pendente”, disse o secretário, lembrado que não houve prejuízos no estoque.
O hemocentro foi interditado na quinta-feira (6), após uma inspeção da Vigilância Sanitária Estadual que encontrou irregularidades no local, exigindo que o município se adequasse às normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A unidade atende pacientes de 11 municípios da Região Serrana. Ao lado do hospital, o novo prédio do hemocentro está passando por reforma. A construção começou em 2005, mas o espaço nunca foi inaugurado e já serviu, inclusive, de depósito de medicamentos e de materiais danificados.

Luiz Fernando Azevendo afirmou que até o final deste ano a obra estará concluída e, por esse motivo, não há necessidade de realizar obras na atual estrutura do hemocentro. O valor da obra é de R$ 353.274,00.

POR G1 REGIÃO SERRANA

Postar um comentário