Prefeito de Nova Friburgo, RJ, torna trova patrimônio imaterial da cidade

Lei Municipal foi sancionada no dia 7 deste mês.
Objetivo é manter tradição da trova e grupos de trovadores no município.




O prefeito de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, sancionou a Lei Municipal 4.345 que declara a trova como patrimônio Imaterial da cidade. Rogério Cabral aprovou a lei no último dia 7 deste mês. Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições de um local, respeitando a história que deve ser transmitida para as gerações futuras.
Os poetas trovadores se reúnem em torno de entidades culturais como Clube dos Trovas - Capixabas, CTC; a Federação Brasileira de Entidades Trovistas, Febet; Academia Brasileira da Trova, do Rio de Janeiro; e União Brasileira de Trovadores (UBT), com seções em cidades de todo o Brasil para manter viva uma tradição.
Na década de 50, o poeta Luiz Otávio (1916-1977) reunia na sua residência, no Rio de Janeiro, um grupo de amigos para realizar pequenos saraus. Dessas conversas informais surgiu a ideia de uma coletânea de trovas, que Luiz Otávio lançou em 1956 pela Editora Vecchi, com o título de “Meus irmãos, os trovadores”.
Entre os amigos de Luiz Otávio, estavam os poetas J. G. de Araújo Jorge, Rodolpho Abbud, Zalkind Piatgorsky. Do convívio, surgiu a ideia de realizar um concurso de trovas na cidade de Nova Friburgo, que prontamente batizaram com o nome de "Jogos Florais". O 1º Jogos Florais de Nova Friburgo foi realizado em 1960, com o tema "Amor" e receberam mais de 2 mil trovas do Brasil e do exterior.
São exemplos de patrimônio imaterial os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas, as danças populares, lendas, músicas, entre outros.

POR G1

Postar um comentário