Nova Friburgo, RJ, oferece Programa de Controle do Tabagismo gratuito

Nova Friburgo, RJ, oferece Programa de Controle do Tabagismo gratuito

Programa ajuda fumantes a se livrar do vício.
Atendimento ao fumante é realizado em grupos.


Nesta quinta-feira (29) será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E para lembrar a importância da data, a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, está reforçando a divulgação  do Programa de Controle do Tabagismo que tem como foco atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa também visa criar estratégias de promoção da saúde para estimular a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco.
O atendimento ao fumante é realizado em grupos coordenados por profissionais de saúde, capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. O tratamento é baseado na abordagem cognitivo-comportamental e na utilização de medicamentos quando necessário.
Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.

Postar um comentário