Preço do leite sobe 50% em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio

Segundo os produtores, a culpa é da estação. 
Moradores estão substituindo o leite por sucos.


O clima frio está interferindo diretamente no bolso dos consumidores de leite. Por conta do inverno, a alta do produto já chegou a 50% nas prateleiras de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.  Mesmo negociando o preço diretamente na zona rural, sem atravessadores, o produto ficou mais caro também para fábricas de queijos e iogurte da cidade. E, para manter o mercado abastecido, os empresários estão diminuindo a margem de lucro e, também repassando os custos para o consumidor.
Os criadores dizem que a culpa é do inverno, quando a produção do leite diminui. Para as fábricas, a alta foi de 15%. Já para o consumidor, o litro de leite ficou até 50% mais caro. A consequência se vê nas prateleiras dos mercados. Há dois meses, o litro custava R$ 1,50, agora, chega a R$ 2,99. Em alguns estabelecimentos, a venda de leite caiu 30%.
Os produtos derivados como biscoito, manteiga, requeijão também estão mais caros. Em compensação o preço das frutas caiu. Substituir o leite pelo suco está sendo a saída encontrada por quem quer economizar. Os produtores acreditam que o aumento deve ir até o fim de setembro.


Postar um comentário