Operações intensificadas para fiscalização de IPVA

Operações intensificadas para fiscalização de IPVA


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e com a Policia Militar, continuou nesta quarta-feira, 11, mais uma operação para fiscalizar a inadimplência do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), no município, coibindo carros e motos que circulam irregularmente no município. A operação contou com 25 agentes e 05 reboques, todos com capacidade para transportar mais de um veículo.
A fiscalização é realizada por uma equipe mista, preparadas para este tipo de trabalho, formadas por 10 funcionários do Detran, 11 agentes da Autran 04 e policiais militares. A operação conta, ainda, com o Veículo de Fiscalização Eletrônica Seletiva, equipado com um sistema via satélite, capaz de capturar a placa do veículo e, imediatamente, enviar a informação para o computador. As condições do veículo são confirmadas em tempo real, o que permite maior agilidade na operação.
Durante a operação realizada nesta quarta, com início às 10h, 21 veículos foram apreendidos e destinados ao pátio do Rodando Legal, em Mury, 31 foram notificados e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi apreendida. A fiscalização aconteceu na Avenida Euterpe, em frente ao novo fórum. Somando os números obtidos ontem, terça-feira (10), 49 veículos foram apreendidos, 72 notificados e uma CNH apreendida.
Com relação à última operação de fiscalização ao IPVA, ocorrida no mês passado, os números diminuíram. De 131 veículos apreendidos para 49. Porém, como relatou o Superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito, Cel. Hudson de Aguiar Miranda, os números melhoraram, mas ainda continuam altos.
“Os números continuam muito altos, mas nós temos que entender que nosso objetivo é fazer com que as pessoas passem pela vistoria. Os carros, embora, novos, necessitam ser fiscalizados, uma vez que nós temos que primar pela segurança. Segurança do motorista, segurança do pedestre, a segurança do cidadão de forma geral para evitar os acidentes, para evitar mortes. No ano passado tivemos um índice alarmante, foram mais de 60 mil mortes em todo o Brasil. Somando grande parte das guerras não dá toda essa perda humana, por isso, temos que melhorar esse quadro”, explicou.
Para o Superintendente da Autran, é importante destacar a união dos órgãos de fiscalização como Autran, Detran, Policia Militar, além do Governo do Estado e da Prefeitura de Nova Friburgo em busca da diminuição de mortes no trânsito. De acordo com o Cel. Hudson de Aguiar, a maioria das pessoas pegas nas operações é de bem, porém, mesmo bem intencionadas, estão cometendo infração.
Para quem teve o veículo apreendido e deseja fazer a retirada do depósito, é necessário que o proprietário pague todos os encargos pendentes junto ao Estado e apresente a guia de recolhimento no Detran, na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Duas Pedras, para pegar um nada consta. Somente após a apresentação deste documento, o proprietário poderá pagar as taxas de reboque e diária para retirada do veículo. 
De acordo com o balanço da Autran, a operação foi satisfatória e novas intervenções já estão agendadas para acontecer em outros locais da cidade nos próximos dias. Tanto as operações realizadas pela Autran com foco em veículos que cometem infrações no dia-a-dia, como as operações integradas com a Policia Militar e Detran, como fiscalização de IPVA e Lei Seca.
Fotos: Anderson Boy
POR PMNF


Postar um comentário