Após anos, Via Expressa voltará a ser fechada no próximo domingo para atividades esportivas

A Avenida José Pires Barroso, em Olaria, voltará a ser um importante espaço para a prática de esportes em Nova Friburgo. E não é apenas por conta do ginásio Ademar Combat ou pela construção da Praça CEU: após alguns anos, a popular Via Expressa será fechada novamente aos domingos. O Domingo de Lazer oferecerá diversas atrações aos mais variados públicos uma vez por mês, a começar no próximo dia 22, entre 8h e 12h30. 

"Na pior das hipóteses, se der certo fecharemos um domingo sim e outro não. Neste primeiro a realização será uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc. Diferente dos anos anteriores, quando a Via Expressa era fechada, pretendemos fazer algo mais amplo. Temos como parceiros do evento a Estácio de Sá, Candido Mendes, Bramil, Sanatório Naval, as secretarias de Olaria e de Ordem Urbana, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, destaca o secretário municipal de Esportes, Renato Satyro.

O espaço interditado para a realização do evento começa na altura do Roqueano Social Clube e vai até o fim da via, no sentido Cônego. Uma pista será destinada ao lazer livre (skate, patins, bicicleta e outros) e a outra a atividades direcionadas, todas gratuitas. Entre elas, futebol de sabão, slackline, muro de escalada, badminton, skate, shows, oficina de malabares, oficina jurídica, massagem, pingue-pongue, pula-pula, quadra com minitraves, piscina de bola, tabela de basquete. "Sempre tivemos vontade de retomar este projeto. Envolvemos a Secretaria de Esportes e algumas outras instituições. O Sanatório Naval vai ajudar com uma equipe grande, a polícia estará presente com viaturas, enfim, uma grande quantidade de pessoas se reuniu para realizar o evento sem vaidades ou necessidade de aparecer mais do que o outro. Acho que será um grande evento para a cidade. Teremos atividades para todas as idades, como se fosse uma ação global. Vamos oferecer aferição de pressão, glicemia e outras atividades”, diz Satyro.

O acesso e saída ao bairro de Olaria não serão afetados e os motoristas poderão utilizar a Rua Romão Aguilera Campos para ir do Cônego ao Centro. Durante os próximos três meses a tendência é que a Via Expressa seja fechada sempre no primeiro domingo. "Vamos realizar essas três primeiras edições e avaliar se teremos estrutura para fazer em todos os domingos, com atividades ou não, ou só apenas no primeiro de cada mês. Traz um pouco de transtorno aos moradores e pessoas que utilizam a via, mas com a divulgação prévia poderão se programar.”

POR AVS

Postar um comentário