Frota de veículos da prefeitura de Nova Friburgo, RJ, será monitorada


Frota de veículos da prefeitura de Nova Friburgo, RJ, será monitorada

Veículos do município, 82 no total, serão monitorados via satélite.
Objetivo é controlar consumo de combustível e quilometragem.


A prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, vai monitorar toda a frota de veículos do município via satélite. De acordo com o assessor especial do Departamento Operacional de Transporte (DOT), Aristóteles Miguel Cruz, toda a movimentação dos veículos será controlada, como por exemplo, locais visitados, quilometragem, consumo de combustível, gastos com pneus e peças, entre outras vantagens. A ideia é que, futuramente, esse monitoramento possa ser feito de forma online.
Numa primeira fase, que já está em andamento, está sendo implantado o sistema Controle Total de Frotas (CTF) em parceria com a Petrobras. Este sistema faz um controle efetivo do abastecimento dos veículos, todo informatizado, que controla tanto a quilometragem do veículo quanto a quantidade de combustível colocado. Assim, a frota começa a ter uma média de consumo de cada carro.
Aristóteles espera que até esta quarta-feira (31), 100% da frota de veículos leves da prefeitura esteja com os equipamentos colocados. A expectativa é de que até outubro os veículos pesados recebam o CTF. Por enquanto, as atenções estarão voltadas para o consumo de gasolina e, posteriormente, de óleo diesel.
Por ser via satélite, todos os veículos terão controle sobre sua movimentação, dentro e fora do município. E mesmo que em algum momento não haja sinal, os dados são acumulados e quando o contato for restabelecido serão transmitidos para a central de controle. A frota total da prefeitura é de 99 veículos leves, sendo que 17 estão inoperantes.

Monitoramento
Todas as informações estarão ao alcance de um clique. O DOT está sendo informatizado, com todo o equipamento necessário e tem como vantagem a economia, já que um carro com logística e manutenção bem feitas fará o mesmo serviço de forma econômica. “Esse sistema acusa o carro que está gastando além do previsto pela fábrica. Então teremos um processo de manutenção, substituição de peças, a fim de viabilizar que ele entre na normalidade de consumo”, destacou Aristóteles.
O DOT funciona como uma central de operação de veículos da prefeitura e fará um estudo das demandas existentes em cada secretaria.
POR G1/FNTR

Postar um comentário